domingo, 21 de março de 2010

Projeto de Pesquisa




TEMA

A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS CULTURAIS AUTOSSUESTENTAVEIS

PESQUISA-AÇÃO: A formação do conhecimento e geração de idéias na elaboração, execução, armazenamento, recuperação e acesso a informação para o desenvolvimento de projetos culturais autossuestentaveis nos níveis estratégicos, tático e operacional.


A Pergunta problema

O desconhecimentos e uso das informações na utilização das técnicas de gestão, de desenvolvimento de conhecimento, no gerenciamento de projetos e na captação de recursos de forma sustentável tem impedido o crescimento da Escolas de Samba e Grupos de Quadrilhas Juninas de Valparaiso de Goiás?


Delimitação do Tema

A Gestão da Informação e da comunicação na formação do conhecimento e geração de idéias na elaboração, execução, armazenamento, recuperação e acesso a informação para formação do conhecimento no desenvolvimento de projetos culturais autossuestentaveis nos níveis estratégicos, tático e operacional junto as Escolas de Samba e Grupos de Quadrilhas Juninas de Valparaiso de Goiás no período de 2011 a 2014.

Objetivo

O objetivo deste projeto é o de diagnosticar as necessidades de conhecimento na geração de idéias, elaboração, execução, armazenamento, recuperação e acesso à informação para o desenvolvimento de projetos culturais de forma a torná-los autossuestentaveis nos níveis estratégicos, tático e operacional.



Objetivos Específicos

- Aplicar a metodologia da Pesquisa-Ação e participativa no diagnóstico e análise das necessidades de conhecimentos dos gestores das Escolas de Samba e Grupos de Quadrilhas Juninas;

- Analisar e efetuar levantamento histórico das entidades para estruturação de portfólio (imagens, fotos, vídeos)das ações e projetos desenvolvidos;

- Analisar e desenvolver competências e estratégias para o exercício da Liderança na gestão de projetos de acordo com os resultados do diagnóstico e análise;

- Analisar e desenvolver o nivelamento do conhecimento na área de gestão de projetos para os Gestores das Escolas de Samba e Grupos de Quadrilhas Juninas;

- Analisar e definir a aplicação de uma ou mais metodologias usadas no gerenciamento de projetos (PMI-PMBOK\ZOPP\Logframe) que se adeque na gestão de projetos culturais de forma sustentável para Escolas de Samba e Grupos de Quadrilhas Juninas;

- Analisar e definir quais os softwares serão utilizados na geração de idéias, elaboração e execução, armazenamento, recuperação e acesso as informações sobre a égide do gerenciamento de projetos;

- Elaborar e executar projetos sob as metodologias definidas pelas Escolas de Samba e Grupos de Quadrilhas Juninas;

- Elaborar, executar sistemas de comunicação, armazenamento e recuperação da informação durante toda a execução do projeto geral para preservação de uso futuro.

- Monitorar e acompanhar do inicio ao fechamento do projeto geral e dos sub-projetos gerados durante a realização da pesquisa de acordo com métricas definidas pelos sujeitos objeto da pesquisa.

- Apresentar relatórios científicos dos resultados de cada etapa de execução sob os aspectos metodológicos, teoricos e executivos da pesquisa.

- Apresentar os resultados dos conhecimentos adquiridos com a execução da pesquisa sob os aspectos do uso e da gestão da informação e da comunicação.


Justificativa

As Escolas de Samba e Grupos de Quadrilhas Juninas de Valparaiso de Goiás, tem-se mantido no decorrer do tempo com parcos recursos e muitos destes, arcados pelos diretores e os próprios brincantes, sempre na dependência de recursos públicos para suas apresentações nos períodos carnavalescos e juninos. Utilizando-se do conhecimentos das experiências vivênciadas nos trabalhos de pesquisas (TCC) defendido no curso de especialização em Gestão Cultural - UNB/Minc 2007 e com base nos estudos de pesquisa sobre as competências para o exercício da liderança realizados no Mestrado (UNISA-SP) (, juntamente com a defesa monografia na gradução (FATEC-RO) e no MBA em Gestão Empresarial(FGV-Management) com um projeto industrial, após uma análise prévia e a convivência com as atividades culturais do entorno Sul de Brasília, junto aos Grupos Carnavalescos, as Escolas de Samba e Quadrilhas no primeiro e segundo semestre de 2009, foram detectados a falta de conhecimentos e uso das informações na utilização das técnicas de gestão, de desenvolvimento e gerenciamento de projetos para captação de recursos de forma sustentável, ficando a mercê do repasse público para continuidade da sobrevivência destes grupos, contudo, com a aplicação deste projeto de pesquisa, vislumbra-se uma melhoria na execução e desenvolvimento das atividades culturais promovidas por estes grupos proporcionando a continuidade de forma autossustentável nos níveis estratégicos, tático e operacional, promovendo a integração cultural e social entre os membros destas comunidades.

Assim, utilização da metodologia da pesquisa-ação neste projeto, justifica-se pelo fato do pesquisador estar em contato com o contexto da pesquisa e dos pesquisados, considerados objeto da pesquisa, ainda de acordo com Thiollent(2008, p 26) do ponto de vista científico, a pesquisa-ação é uma proposta metodológica e técnica que oferece subsídios para organizar a pesquisa social aplicada sem os excessos da postura convencional ao nível da observação, processamento de dados, experimentação etc. Com ela se introduz uma maior flexibilidade da concepção e na aplicação dos meios de investigação. [...] Com a divulgação de informação dentro da população , com o processo de aprendizagem dos pesquisadores e dos participantes, como o eventual treinamento de pessoas "leigas" para desempenharem a função de pesquisadores é possível esperar a geração de uma massa de informação significativa, aproveitando um amplo concurso de competências diversas. Ainda, a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. A pesquisa-ação é um método de condução de pesquisa aplicada, orientada para elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções (THIOLLENT, 1997).

Em consonância com as definições acima, a proposta principal da execução deste projeto se enquadra na pesquisa-ação, ainda sendo complementadas por outras metodologias, métodos e técnicas à serem definidos no decorrer das atividades do projeto.

Um comentário:

  1. Prezado amigo e irmão Luiz, acredito que vc vencera mais este desafio nesta vida, e fico feliz por esta brilhante ideia de sustentabilidade. São poucos que acreditam, mas estes poucos fazem a diferença; conte comigo;

    at Eduardo Morales Zuniga

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